Charlie Kaufman

Ir em baixo

Charlie Kaufman Empty Charlie Kaufman

Mensagem  ddonato em Ter Jan 12, 2010 12:44 pm

Já que esta seção está vazia, nada como começar com o roteirista mais original dos últimos 20 anos: Charlie Kaufman (http://www.imdb.com/name/nm0442109/)
Ele começou nos anos 80 escrevendo comédia para tv em programas como National Lampoon's (a galera do Loucademia de Polícia e Férias Frustradas) e Dana Carvey Show, mas estourou mesmo com o originalíssimo Being John Malkovich, de 1999, dirigido pelo Spike Jonze. A fama instantânea rendeu a ele ares de recluso, tanto que há pouquíssimas entrevistas dele por aí. Seus dois roteiros seguintes viraram filmes medianos, como a estréia do Michel Gondry no bizarro Human Nature (2001) e a problemática produção Confessions of a Dangerous Mind (2002), também estréia do George Clooney. Ele voltou a ser aclamado como gênio com o metaroteiro Adaptation (2002), onde ele mesmo se põe como personagem e se dá um irmão gêmeo (vividos pelo Nicholas Cage), em mais um filme maluco do Spike Jonze, e levou o oscar de roteiro original.
Sua obra-prima, pelo menos na minha opinião, é seu filme mais acessível: Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004), um filme mezzo drama, mezzo romance, mezzo comédia com pitadas de sci-fi, dirigido brilhantemente pelo Michel Gondry. Sem dúvida um dos filmes mais tocantes, profundos e divertidos da década.
Depois de 4 anos parado, e com mais um Oscar no bolso, Kaufman resolveu dirigir seu próximo roteiro, um trabalho pessoal, por vezes enigmático e bastante profundo chamado Synecdoche, New York (2008), onde o Phillip Seymour Hoffman faz o atormentado diretor de teatro que quer abraçar o mundo com a arte. Um filme simbólico como só Fellini conseguia ser, mas com toda a estranheza típica do Kaufman.
Mal posso esperar pelos próximos trabalhos dele.
ddonato
ddonato

Mensagens : 18
Data de inscrição : 10/01/2010
Idade : 36

Ver perfil do usuário http://www.twitter.com/ddonato

Voltar ao Topo Ir em baixo

Charlie Kaufman Empty Re: Charlie Kaufman

Mensagem  Grandes Filmes em Ter Jan 12, 2010 12:52 pm

Tinha que começar por ele, mesmo.

Um dos poucos roteiristas que conseguem ser citados tanto quanto o diretor, ou até mais...
Grandes Filmes
Grandes Filmes
Admin

Mensagens : 55
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 41

Ver perfil do usuário http://twittergrandesfilmes.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Charlie Kaufman Empty Três filmes sensacionais

Mensagem  Daniel em Ter Jan 12, 2010 8:11 pm

Quero ser John Malkovich é um filme totalmente alternativo, extremamente original e eu recomendo para todos que não assistiram. Mais incrível que a idéia do filme é a maneira como tudo é feito, dando um ritmo legal em todo o filme. Um dos destaques é a Cameron Diaz irreconhecível em seu papel.

Adaptação é um filme muito divertido com essa questão do Cage/Kaufman, com um enredo que fica cada vez mais estranho com o passar do filme. Dos três que eu vou comentar aqui é o mais fraco, na minha opinião, mas é uma ótima pedida para o final de semana.

Brilho Eterno pra mim é quase um clássico do cinema, cenas muito bonitas num filme que dá vontade de ver várias vezes. Jim Carrey convence em seu papel, Kate Winslet muito bem, um belo roteiro e um dos maiores "romances" dos últimos tempos.
Daniel
Daniel

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2010
Idade : 35
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário http://www.twitter.com/rechedaniel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Charlie Kaufman Empty Re: Charlie Kaufman

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum